segunda-feira, 18 de julho de 2016

Drones para Salvar Vidas


Imagine uma frota de drones carregando vacinas e medicamentos para os lugares mais distantes e remotos da terra, passando por montanhas, rios, desertos, pântanos e florestas, tendo como destino pessoas que não teriam como receber esses mantimentos de outra forma. Gostou da ideia? Até agora essa realidade de drones entregando vacinas e suprimentos médicos parecia ser apenas uma fantasia distante, mas a realidade de 2016 é outra. 


A Forbes fez um estudo recente mostrando que novas tecnologias de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) estão mais próximas da vida real do que nunca, trazendo inúmeras vantagens e economia de custos. Economia de custos? Uma tecnologia tão avançada dessa? Pois é, usar drones ao invés de métodos terrestres tradicionais de transporte, como motos, bicicletas e até animais, pode realmente resultar em economia de dinheiro. 
Claro, para ser 100% viável alguns ajustes e adaptações tecnológicas ainda precisam ser feitas, por exemplo: 
- Vacinas e suprimentos médicos geralmente precisam ser transportados com cuidado, são sensíveis a mudanças bruscas de temperaturas e choques físicos; 
- Obstáculos da natureza como mau tempo e até animais podem dificultar o voo e pouso do drone; 
- A autonomia de voo e a comunicação da base com o drone ainda precisam ser aperfeiçoados para maiores distâncias. 

Um dos problemas chave dos lugares mais remotos é justamente o meio de transporte não confiável. Além de ter que lidar com ambientes inóspitos, a entrega das vacinas ainda enfrenta problemas com o pessoal e os veículos de entrega. Em muitos lugares, o profissional de saúde, o gerente de estoque e o motorista são a mesma pessoa. O veículos são velhos, usados para outros fins e ultrapassados, caindo aos pedaços. Como resultado, a vacinas não chegam ao destino, pessoas morrem e milhões de dólares são desperdiçados.
A tecnologia está realmente avançando, em pouco tempo deveremos vivenciar essa nova realidade, e tomara que chegue logo ao nosso País. Milhares de famílias, principalmente no Norte e Nordeste, precisam de mantimentos, sofrem com a seca e abandono e precisam de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário