segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pulseiras inteligentes podem estimular exercícios físicos


A tecnologia vestível ganha novos adeptos todos os dias. Dos que querem perder peso aos esportistas avançados, o monitoramento pode ser um grande aliado na busca por uma vida saudável. E ele pode vir na forma de uma pulseira simples ou de um smartwatch.

"Pulseiras de monitoramento são muito boas para aqueles que gostam de detalhes e desafios", conta Larissa Kussano, gerente de ginástica da Bio Ritmo. "Vale o investimento para aqueles que precisam se habituar com atividades físicas e que são motivados por metas a serem alcançadas".

Segundo Larissa, mais pessoas estão interessadas em tudo que está atrelado à saúde. "Esse tipo de tecnologia é atrativa, já que 'dá mais informações que nem sempre a própria pessoa consegue reconhecer."


A duração da bateria desse tipo de dispositivo varia de acordo com o uso. Mesmo que você pergunte a um amigo ou acredite no fabricante, o tempo antes da recarga pode mudar. O tempo informado pelos fabricantes é apenas aproximado.

Algumas pulseiras também garantem um despertar mais sutil, baseado em seu estágio de sono. Mas, se você tem um sono pesado, as pequenas vibrações não serão suficientes para acordá-lo.

Resumindo: "no pain, no gain". Se você precisa ou gosta de praticar exercícios, o fundamental é o esforço. Use a tecnologia para aprimorar seu treino, mas não espere um milagre. 

"Para nós, professores, se bem utilizada é mais um bônus do que um ônus", diz Larissa. Ela salienta: "Isso não substitui a orientação do professor ou da nutricionista, mas ajuda o aluno a enxergar os pontos que muitas vezes atrapalham os resultados, como dormir pouco, passar horas e horas sentado sem movimento ou não beber água o suficiente."

Se você não sabe se vai se adaptar às pulseiras de monitoramento, a Mi Band, da fabricante chinesa Xiaomi, é um bom começo. O custo-benefício desse gadget é imbatível. Mesmo com estoque indisponível no distribuidor no momento em que este texto foi escrito, o produto importado ainda é mais barato do que os dos concorrentes. 

A pulseira se comunica por meio das luzes de LED e vibração, por isso é necessário aprender a "ler" esses sinais. Também funciona como despertador. Sobre a capacidade da bateria, por ter poucos recursos visuais e usar Bluetooth Low Energy, o fabricante garante 30 dias de uso sem recarga, muito mais tempo do que qualquer concorrente.

Adquira a sua Mi Band com monitoramento cardíaco clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário